Otaku na rede: A Arte de Colecionar Quadrinhos - PARTE 03

27 de maio de 2018

A Arte de Colecionar Quadrinhos - PARTE 03

- Na postagem anterior vimos onde pesquisar sobre as histórias a serem adquiridas e onde compra-las, hoje iremos aprender a como conservar e organizar seus quadrinhos.

Como Conservar meus quadrinhos?

- Para que você mantenha sua coleção impecável, longe de tudo que possa lhe causar algum dano, irei lhes orientar sobre o que fazer para manter a segurança da sua coleção.

1 - Evite o sol, ele deixa seus quadrinhos amarelados e ressecados;

(Aqui temos um quadrinho novo ao lado de um já danificado pelo sol)


2 - Evite a umidade, ela deixa o papel enrugado, grudado e/ou mofado;

(Aqui temos o papel enrugado depois de ser exposto à umidade)

3 - Evite a poeira, ela deixa as páginas sujas e manchadas;

(Aqui temos um livro danificado pela poeira)

- Para evitar os problemas acima citados, elaborei uma lista do que deve ser utilizado por um colecionador para proteger a sua coleção:

Saquinhos: Evitam poeira, umidade e traças.

(Imagem meramente ilustrativa)

Caixas Organizadoras: Protegem seus quadrinhos da luz do sol e da poeira, podem ser utilizadas em conjunto com os saquinhos já que vocês podem ensacar seus quadrinhos e pô-los lá dentro.

(Imagem meramente ilustrativa)

Estantes: Mantem seus quadrinhos organizados de forma correta, enfileirados, não empilhados um em cima do outro.

(Imagem meramente ilustrativa)

Onde Comprar este material?

- Deixarei abaixo o link para compra de todos estes itens, assim vocês poderão comprá-los na medida do possível.

Saquinhos de Polipropileno: Mercado Livre;
Caixas Organizadoras: Castelo de Caixas;
Estantes: Evolukit

Considerações Finais.


1 - Se você mora numa região de clima quente e seco como eu, pode usar saquinhos a vontade sem se preocupar, mas pelo menos uma vez a cada dois ou três anos abra os saquinhos e dê uma foleada nos quadrinhos para que as páginas deem uma respirada. Alguns também recomendam a troca do saquinho, então aproveite que os esta tirando dos saquinhos velhos e ponha-os em novos.

2 - Para quem mora em regiões de clima quente e úmido o recomendado é não colocar os saquinhos nos quadrinhos/ HQs ou livros de capa dura, pois existe grandes chances das páginas grudarem. O ideal neste caso é você deixá-los fora do plástico enfileirados na estante, desde que a mesma não fique em contato com as paredes do cômodo onde está;

3 - Para quem acha desnecessário ou não pode fazer o uso de saquinhos, pode usar um evita mofo no cômodo onde guarda a coleção, para que o mesmo absorva a umidade do ambiente;

4 - Se você acha desnecessário ou não pode fazer o uso de saquinhos, tenha sempre em mãos um espanador para espanar a poeira da coleção pelo menos uma  ou duas vezes por semana, quem faz uso dos saquinhos pode espanar de quinze em quinze dias.

5 - Se você acha desnecessário ou não pode fazer o uso de saquinhos, evite colocar sua coleção em lugares fechados como comodas, armários, etc. Prefira sempre lugares mais arejados, pois isso evita as traças. (Se você usa saquinhos, desconsidere este item :)).

- Bem... chegamos ao fim do tutorial com dicas para os colecionadores iniciantes. Gostaria de mais uma vez lembrar que, nada do que eu disse aqui é uma verdade absoluta, pois sempre haverá quem concorde ou discorde dos pontos acima citados... O que fiz foi compartilhar com vocês minha experiência no assunto, pois coleciono quadrinhos desde 2013 e nunca tive problemas seguindo essas orientações haha.

- Tem alguma pergunta? deixe aí nos comentários, ficarei feliz em responder!

Aqui o link para a PARTE 01 caso não tenha visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário